sábado, 20 de fevereiro de 2010

Inclusão e Educação Especial

A inclusão a cada dia se efetiva em nossas escolas!
Que bom!
Mas o que fazer para propiciar uma educação de qualidade à crianças portadoras de necessidades especiais, uma vez que a maioria dos professores e coordenadores não possuem formação especializada?
Estudar! E estudar muito! Só assim estaremos preparados para essa ideia que dá certo: inclusão com equidade.
Este ano estamos recebendo um aluno especial, portador de síndrome de down e estudaremos bastante para poder proporcionar, à ele também, uma educação de qualidade.
Como sempre deixo links de acesso a materiais e um vídeo bem interessante que demonstra a potencialidade de um portador de síndrome de down, que podem ser o início para esses estudos:
 http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/
http://www.portalsindromededown.com/inclusao.php
http://www.portalsindromededown.com/arquivos/incluindo_alunos_com_sd.doc


PC Simone Ruedas

3 comentários:

Unknown disse...

Olá Si
Enquanto pessoas tidas como normais murmuram pelos cantos na busca de coisas materiais, ao assistir ao vídeo vemos uma pessoa com SD vivendo a vida em toda a sua plenitude e sendo útil à sociedade como prestadora de serviços.
Valeu
Nadia

Unknown disse...

Que reportagem maravilhosa, ela é muito desenvolvida.
Sindrome de down que fala muito bem a dela é somente fisica pois tenho conhecimento na familia na igreja, não há ninguém com tanto desenvoltura assim.
Isto é um raridade...
Um caso espetacular.
Maria Lopes

Unknown disse...

Josefa disse:
Simone
Tive oportunidade de assistir a reportagem hoje.
A história de Fernanda é muito linda, é possível verificar que ela teve oportunidades que muitos não tem e pode vencer a barreira da doença.
O Governo implantou a Inclusão e Educação Especial nas Escolas Estaduais, entretanto vê-se a necessidade de oferecimento de perfeiçoamento e de recursos aos educadores. Sabemos da necessidade dos alunos,fazemos o que podemos, porém ainda não é o suficiente.
Josefa.